Anunciado em 2018 como o novo console da Intellivision, Amico seria um novo console com a proposta de reunir amigos e familiares em jogatinas casuais e descontraídas, mas o console talvez não saia do papel. Segundo o relatório mais recente da SEC (Securities and Exchange Commission), a Comissão de Valores Mobiliários Americana, a empresa deve cerca de 8 milhões de dólares e ainda não gerou receita com o projeto.
Amico – Um Pouco Sobre o Caso
Em 2018, o músico especializado em games Tommy Tallarico comprou os direitos da marca do antigo console dos anos 80 feito pela Mattel, chamado de Intellivision, e criou uma nova empresa com o mesmo nome. Junto com essa aquisição, ele anunciou que a empresa lançaria um novo console voltado para o público casual chamado de Amico. A proposta do novo console é de reunir amigos e familiares para jogos casuais, algo semelhante a proposta do Nintendo Wii.
O Amico seria composto por uma base fixa que é conectada a TV, dois controles com tela sensível ao toque, sensores de movimento, suportaria até 8 jogadores simultaneamente e contaria com diversos jogos exclusivos. Desde o anúncio do novo console, a Intellivision iniciou 4 campanhas de arrecadação de fundos para ajudar o projeto na fase de pré-lançamento. E na campanha mais recente, com o objetivo de arrecadar 5 milhões de dólares, há um relatório da Comissão de Valores Mobiliários Americana que indica diversos fatores de risco associados à empresa.
Os Problemas Da Empresa
Desde o anúncio do Amico, a empresa descumpriu diversas datas de lançamento, inclusive a de lançamento inicial que aconteceria em 2020. Parte dos problemas, segundo esse novo relatório seria por conta das dívidas da empresa, que acumulam mais de 8 milhões de dólares em despesas variadas. Outro ponto que se destaca no relatório é que a Intellivision não conseguiu gerar qualquer fonte de receita com o projeto desde 2018 e se continuar dessa forma, ela só conseguirá se manter até Julho deste ano.
Outro ponto que coloca em dúvida a credibilidade da empresa é que Tommy Tallarico saiu da posição de CEO e a partir de agora irá assumir outra função dentro da companhia. Como se não bastassem todos esses problemas, o relatório da SEC ainda diz que o Sistema Operacional e Software do console ainda não estão finalizados. De acordo com a própria Intellivision, os 5 milhões de dólares que a empresa pede em sua nova arrecadação não serão suficientes para manter a empresa de pé em seu estado atual e talvez lance uma campanha adicional de mais 5 milhões, o suficiente para manter a empresa por mais 7 ou 8 meses.
Não há como saber o futura da Intellivision e nem se as pessoas que fizeram a pré-compra do Amico vão de fato receber alguma coisa (de acordo com a própria empresa, aproximadamente 6.000 consoles foram vendidos mundialmente até o final de 2021). Resta-nos aguardar para saber se a empresa vai mudar de direção e conseguir atrair fontes de financiamento mais sólidas e investidores externos dispostos a aceitar o risco e mudar o rumo da empresa.
- Essa é um adaptação do artigo original publicado na ARC Techinica. Clique aqui para acessar a matéria completa.