Metal Gear Solid 3Metal Gear Solid 3

Metal Gear Solid 3: Snake Eater foi lançado originalmente em 17 de Novembro de 2004. É tida como a melhor entrada, segundo boa parte dos fãs, na série criada por Hideo Kojima. De fato é um ótimo game, especialmente na coletânea em HD, e com alguns segredos guardados. Neste artigo abordaremos alguns desses segredos, apresentaremos uma versão especial que Snake Eater ganhou e claro, com novidades em relação ao game original.

2004 – Metal Gear solid 3: Snake Eater

O ano de 2004 viu o lançamento de Snake Eater, primeiro game na cronologia da série e que conta com Snake original como protagonista, na época chamado de Naked Snake. O game se passa em uma região de floresta na Russia, chamada de Tselinoyarsk. Snake eater pode ser dividido em duas partes: Virtuous Mission e Operation Snake Eater. Um pequeno resumo do jogo pode ser lido a seguir.

Virtuous Misson

Snake é enviado para Tselinoyarsk com a missão de resgatar um cientista, Sokolov, que quer fugir da União Soviética. Sokolov estava sendo forçado a trabalhar em uma arma que poderia disparar misseis nucleares em qualquer alvo e de qualquer lugar. Snake encontra o cientista e, enquanto o escoltava até um ponto seguro para extrai-lo, acaba encontrando sua mentora, The Boss. Aqui descobrimos que a mentora de Snake desertou para a União Soviética e como presente entregou duas ogivas nucleares. Ela facilmente derrota Snake em um breve combate e o atira de cima da ponte. A partir daqui The Boss é vista como ameaça e uma criminosa.

Operation Snake Eater

O game realmente começa aqui, em 30 de Agosto de 1964. Já recuperado da luta e dos ferimentos que recebeu ao ser jogado da ponte, Snake é novamente enviado para Tselinoyarsk. Sua missão ainda é recuperar o Sokolov mas também eliminar The Boss, agora uma traidora do governo Americano.

Snake se infiltra na floresta e elimina os soldados de uma unidade especial criada pela The Boss, a Cobra Unit, até eventualmente ser capturado, torturado por informações e colocado em uma cela localizada na base onde Sokolov estava construindo a arma mencionada anteriormente. Snake consegue escapar e, novamente armado, retorna e arma uma série de explosivos para tentar destruir Shagohod, o veículo com capacidades nucleares construído por Sokolov. A coisa fica um pouco complicada quando Snake é novamente descoberto e tem que lutar contra o veículo. A luta é longa mas Snake sai vitorioso.

Operation Snake Eater termina após o confronto com The Boss. Aqui toda a verdade por trás da missão de Snake é revelada. The Boss diz que ela nunca havia desertado por escolha própria mas que havia sido forçada a fazer isso pelo governo Americano. Ela foi manipulada pelo governo da mesma forma que Snake foi para aceitar a sua missão atual. Snake não tem escolha a não ser matar sua mentora e cumprir suas ordens. Uma grande quantidade de detalhes é revelada aqui e acredite, mesmo resumindo tudo que acontece em Metal Gear Solid 3: Snake Eater levaria a um artigo enorme e que quase ninguém teria paciência para ler. Mesmo assim encorajamos a pesquisar mais detalhes sobre o enredo de Snake Eater ou mesmo ver um dos milhares de vídeos resumos pela internet.

Alguns dos segredos em Snake Eater

Além de contar com uma ótima narrativa, personagens interessantes e revelações de cair o queixo, Metal Gear Solid 3: Snake Eater tem uma série de segredos espalhados pelo trajeto de Naked Snake. O game tem vários detalhes que podem passar desapercebidos pelos olhos do jogador, justamente por requererem um pouco de paciência e exploração. A seguir temos uma pequena lista com alguns segredos e comentaremos também sobre uma versão especial de MGS3 lançada em 2005.

Time Paradox

Snake Eater é cronologicamente o primeiro game na série e consequentemente o responsável por desencadear os eventos mais conspiratórios já vistos em um game ou em qualquer tipo de mídia. Por ser o primeiro game na linha de tempo algo interessante acontece se Snake ou Ocelot morrer durante o jogo. Se snake morrer e o jogador demorar muito ao selecionar a opção de Continuar o jogo ou Sair, uma mensagem é mostrada na tela, Time Paradox. O que significa que, com Snake morto, os eventos futuros não tem como acontecer, criando um paradoxo temporal na śerie. O mesmo Acontece se Ocelot for morto pelo jogador.

O interessante é que a voz de Roy Campbell é ouvida quando o jogador cria o paradoxo. Existe a ideia de que alguns jogos são na verdade uma simulação de eventos reais. Sera esse um deles ?

Uma novidade apresentada em Snake Eater é a possibilidade de curar os diversos ferimentos que Snake sofre durante a missão. O menu de cura pode também mostrar o que foi consumido como comida e o histórico médico do personagem. É possível até mesmo fazer o personagem, Snake ou Eva posarem de algumas formas. Basta entrar no meu de cura e aperta R1 algumas vezes para entrar e sair do raio-x do personagem. Em seguida aperte e segure L1 para mudar do raio-x para a visão normal.

Eventos interessantes com The End

The End é um dos chefes em MGS3: Snake Eater e um dos membros da unidade criada por The Boss. É um senhor com mais de 100 anos de idade e um sniper lendário. Lutar contra ele requer um pouco de paciência já que o jogador deve percorrer uma grande área enquanto caça o atirador e ao mesmo tempo tomar cuidado para não ser atingido. Um verdadeiro duelo de snipers. No entanto é possível pular a luta de algumas formas.

Eliminado no primeiro encontro

A primeita vez que o jogador encontra The End é logo após sair da caverna onde The Pain foi enfrentado. Antes de entrar no armazém onde o chefe e mais alguns soldados estão conversando é possível fazer um pequeno desvio e encontrar um rifle. Ao pegar o rifle e então entrar na área do armazém é possível eliminar The End antes mesmo de ter que lutar contra ele. Ao ser eliminano, uma bomba é acionada e é preciso tomar cuidado para não ser atingido por uma parte da cadeira de rodas que o personagem usa para se locomover.

A idade chega

Não é surpresa que The End é o personagem com idade mais avançada apresentado no game. Caso o jogador perca a paciência durante a luta e decida salvar para voltar outro dia, pode descobrir que o tempo simplesmente se encarregou de eliminar o chefe.Cerca de oito dias já são o bastante para “vencer” a luta assim.

Dormiu no ponto

Ficar atendo em um duelo entre snipers pode ser a diferença entre a vida e a morte. Ao salvar o game no meio do duelo, Snake é alertado que dormir no campo de batalha pode ser um erro mas parece que o sono foi maior do que o medo do perigo. Ao voltar para o game, o jogador é surpreendido com uma cutscene em que The End encontra Snake dormindo e o carrega até uma cela. Cerca de três dias já são o bastante para desencadear o evento.

Encontrar o chefe mais facilmente

Supondo que The End não foi eliminado logo no primeiro encontro e que o jogador agora deve rastrear o chefe no mapa para poder elimina-lo. A área em que o duelo ocorre é tão grande que pode desanimar o jogador mas existe um meio de facilitar e muito a brincadeira. É possível usar o famoso Konami Code para mostrar a localização do chefe no mapa, basta entrar no mapa durante a luta e apertar cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, quadrado, triangulo e se feito corretamente, um ponto vermelho irá surgir no mapa, indicando a posição do chefe.

O pesadelo de Snake

O pesadelo já foi coberto em um artigo sobre mistérios aqui no blog da NPC GAMES mas não custa repetir.

Após ser torturado por Volgin, Snake será colocado em uma cela. Se o jogador salvar o game aqui e carregar o arquivo terá uma surpresa. Um game diferente será carregado. Agora no controle de um personagem completamente diferente, o jogador deve enfrentar um certo número de inimigos que parecem zumbis em um ambiente não mostrado no game. O novo personagem assume um estilo mais animalesco após eliminar alguns inimigos e tem movimentos novos, diferentes dos que Snake usa. Não se sabe o que o sonho significa até hoje e infelizmente foi retirado da versão em HD. O mais engraçado é a motivação do pesadelo: Snake tem medo de vampiros e culpa a paramédica por ter falado sobre filmes do Drácula.

Usos interessantes do rádio

Um dos poucos itens que Snake tem no começo do game é um rádio de comunicação. O equipamento pode ser usado para receber instruções do suporte da missão, dicas de como enfrentar os chefes e uma série de conversas interessantes ao salvar o game sobre filmes ou pratos exóticos. O interessante é que é possível escutar músicas em algumas frequências especiais e elas ajudam Snake a recuperar estamina ou ferimentos mais rapidamente. As frequências podem ser descobertas ao interrogar guardas ou mesmo usadas após uma rápida pesquisa na internet mas atenção, a dificuldade em que o jogo é jogado muda as frequências em que as músicas tocam.

  • Acesso nosso blog para mais notícias e curiosidades.

Alertas podem ser cancelados usando o rádio de Snake. As frequências de cancelamento também mudam de acordo com a dificuldade que o jogo é jogado e são descobertas ao interrogar alguns inimigos, podendo ser usadas apenas uma vez cada.

É possível também chamar um ataque aéreo, por incrível que pareça. Diferentemente das músicas, é preciso interrogar os inimigos para descobrir as frequências usadas para suporte aéreo, simplesmente pesquisar e tentar usa-las não vai funcionar. Ao chamar suporte aéreo, bombas são jogadas ao redor de Snake e assim como as frequências de cancelamento de alerta, cada frequência de suporte pode ser usada apenas uma vez e variam conforme a dificuldade do game.

2005/2006 Metal Gear Solid 3: Subsistence – a versão especial

Lançada originalmente em 22 de Dezembro de 2005 no Japão e mais tarde, na América do Norte em 14 de Março de 2006, Europa em 6 de Outubro de 2006 e ao mesmo tempo na Asia e Australia em 13 de Outubro de 2006, MGS3 Subsistence é uma versão melhorada e com conteúdo adicional do game lançado em 2004. Subsistence é dividido em dois discos.

O primeiro disco de Subsistence tem o game original com a opção de selecionar um modo de câmera diferente, sobre os ombros do personagem. É um protótipo do sistema de câmera usado em Metal Gear Solid 4 e também usada na versão em HD. Originalmente Snake Eater usava uma câmera fixa acima do personagem. Mais opções de camuflagem para o rosto estão disponíveis, no formato de bandeiras de países europeus, e um novo uniforme é liberado ao terminar o game.Os adicionais podem ser liberados logo de inicio ao selecionar a opção “I LIKE MGS3” ao iniciar um novo jogo. Uma opção para ver as cutscenes é liberada ao terminar o game, antes presente apenas na versão Europeia de Snake Eater.

O segundo disco, chamado de Persistence ,contem a primeira versão online de Metal Gear Solid e uma série de adicionais:

Metal Gear solid - menu
Menu do Disco 2 – Persistence
  • Snake vs Monkey com estágios extras
  • Dois primeiros games da série METAL GEAR E METAL GEAR 2: SOLID SNAKE, também presentes da coleção em HD.
  • Modo Duel em que é possível lutar contra os chefes do game em sequencia e usando as condições normais do jogo ou condições especiais.
  • Secret Theater – talvez a parte mais legal dessa versão de MGS3. É um modo com versões cômicas de algumas cutscenes presentes no jogo. Originalmente essas versões alternativas existiam apenas no site da Konami. Um compilado pode ser visto abaixo.

O terceiro disco

Existe uma versão limitada de MGS3 Subsistence com um terceito disco, chamado de Existence. Essa versão foi lançada apenas no Japão e Estados Unidos. Em Existence é possível ver um filme com todos os eventos que acontecem em Metal Gear Solid 3, de forma completa ou em partes e um trailer de Metal Gear Solid 4 mostrado na TGS de 2005.

Você sabia dessa versão especial de Metal Gear Solid 3 ? Sabe de mais alguma coisa que ficou de fora de nossa pequena lista ? Comente abaixo ou em nossa publicação no Instagram.

Fontes

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