Pokemon fatos sombriosPokemon fatos sombrios

Pokemon, sucesso absoluto no mundo todo, começou como um simples jogo no finado Gameboy em 1996 no Japão. Desde sua primeira encarnação a série já conta com inúmeros jogos, adaptações em anime, longas animados e live action e jogo de cartas, sem contar a infinidade de novos monstros que aparecem a cada novo jogo.

Em março de 2021, segundo informações do site Video Game Sales Wiki, a franquia vendeu mais de 380 milhões de cópias pelo mundo, tornando Pokemon a segunda franquia de jogos mais vendida, atrás apenas do famoso Mario. O jogo para mobile, Pokemon Go é o jogo mais baixado para dispositivos móveis, com mais de 1 bilhão de downloads. A série de jogos movimentou 1.3 bilhões de cópias em vendas físicas e por download.

Apesar do enorme sucesso da franquia, com jogos e animações bastante coloridos e cheios de vida, existe uma parte do universo dos monstrinhos de bolso que é um pouco sombria. Claro que os detalhes mais obscuros acabam escapando do publico infantil, sendo percebidos por fãs mais maduros e desencadeando todo tipo de teoria e trazendo a tona o quanto o mundo dos Pokemons pode ser perigoso.

Para ilustrar um pouco desse lado mais oculto da série e dar uma ideia do que passa desapercebido por quem está de fora da franquia ou mesmo jogadores novos, separamos algumas informações que parecem um pouco deslocadas no universo colorido dos jogos sobre alguns dos monstrinhos.

Alguns dos selecionados

Existem aproximadamente 1000 Pokemons desde que o primeiro game foi lançado. O número real gira em torno de um pouco mais de 900. Levando em contra o número e que a cada novo jogo/filme novos tipos são apresentados, selecionamos alguns velhos conhecidos de quem pelo menos assistiu a série animada. As informações apresentadas aqui foram retiradas do site pokemondb.net, em Inglês.

Haunter – O fantasma

Presente desde a primeira geração, Haunter é membro do grupo de Pokemons fantasma. Apesar de ser um fantasma, Haunter tem uma aparência que pode ser considerada amigável e não de alguma coisa que a maior parte das pessoas imagina quando escuta o nome “fantasma”. Essa forma não muito assustadora é talvez o que esconde sua maior arma.

Segundo descrições oficiais do monstrinho em alguns jogos, Haunter pode, claro, atravessar superfícies sólidas, o que pode indicar que ele na verdade teria vindo de outra dimensão e tem uma arma poderosa: sua línga. Sua descrição em Yellow diz que ao lamber uma vítima, o ser é capaz de sugar a vida do alvo, causando tremedeiras até que finalmente a morte chega. Em Silver é dito que a língua de Haunter é feita de um gás que causa o efeito de tremedeira.

pokemon haunter
Arte oficial de Haunter. Fonte pokemondb.net

Hypno – O hipnotista

Talvez o que tenha a aparência mais incômoda dos que compõe a lista, Hypno é um Pokemon que sempre carrega um pendulo. É parte do grupo do tipo psíquico. Além de sua aparência, um detalhe que assusta sobre esse Pokemon é sua dieta: o ser se alimenta de sonhos. O detalhe é dado a partir de Pokemon Gold: “Quando com fome, coloca humanos para dormir e se alimenta de seus sonhos”, diz seu registro na Pokedex. Seu registro em Sun o descreve como extremamente perigoso mas um salvador para quem precisa de uma boa noite de sono, já que ele consegue por qualquer um para dormir em segundos.

Existe um fato recorrente em seus registros que relata o caso do desaparecimento de uma criança hipnotizada por esse pokemon mas detalhes não são dados. Quem sabe possa existir uma pista nos jogos.

pokemon hypno
Hypno. Fonte pokemondb.net

Paras/Parasect – O parasita

A dupla Paras/Parasect parece pertencer a um universo completamente diferente quando se entende o que eles são. São membros do grupo do tipo inseto. Paras tem a aparência de algo semelhante a uma aranha ou caranguejo com um cogumelo em suas costas. Apesar da descrição, o monstrinho é até simpático mas tem um destino trágico.

pokemon paras
Paras. Fonte pokemondb.net

Paras na verdade é refém do cogumelo que cresce em suas costas, um parasita que suga boa parte dos nutrientes que o ser consome. Sua evolução, Parasect é o que acontece quando o parasita mencionado toma totalmente o controle do hospedeiro, tornando-o uma casca vazia. A coisa fica pior ainda quando já não existe o que extrair do hospedeiro. O fungo deixa o corpo vazio mas infecta os ovos do Pokemon, perpetuando a infecção. E se algum dia ele se prender a um humano ?

pokemon parasect
Parasect. Fonte pokemondb.net

Houndoom – A dor eterna

Houndoom tem a aparecia feroz de um grande cão com cauda pontiaguda e grandes chifres em sua cabeça, considerados marcas de liderança em seu grupo. É parte do tipo Dark/Fogo. Sua descrição permanece quase a mesma entre os jogos, com pequenas alterações para explicar o efeito de suas habilidades.

Segundo suas descrições, Houndoom pode causar uma sensação eterna de dor/queimação em quem for atingido por suas chamas. Existem variações sobre o que causa a dor, indo desde as chamas em si, toxinas que o Pokemon carrega ou mesmo a mistura de ambos. Por muito tempo seus uivos eram associados com a figura da morte.

De longe pode ser um dos perigos mais fáceis de serem evitados, desde que seja possível evitar contato com ele.

pokemon houndoom
Houndoom. Fonte pokemondb.net

Abra/Kadabra/Alakazam – O trio psiquico

Pokemons psíquicos, sendo Abra a forma básica e Kadrabra e Alakaram suas evoluções. Os problemas com esses três começam em sua segunda forma.

Abra é o de longe o mais brando do trio. É descrito como tendo poderes psíquicos muito fortes mas precisa dormir 18 horas por dia por conta do desgaste que sofre ao usá-los. Nos jogos ele simplesmente teleporta como movimento inicial em algumas lutas, sendo complicado capturá-lo. O feito é graças a sua percepção extra sensorial aguçada.

Kadabra é onde o mundo de Pokemon começa a apresentar elementos um tanto quanto estranhos. Vendo o anime e jogando os jogos é possível perceber que os Pokemons são para aquele mundo o que os animais são para o nosso. Sempre existiram em seus variados tipos. Kadabra apresenta o conceito de que alguns Pokemons eram na verdade humanos. Sua descrição em FireRed diz “Aconteceu em uma manhã. Um garoto com poderes extra sensoriais acordou transformado em Kadabra.” Existem Pokemons com origens ainda mais estranhas e sombrias.

Alakazam é outro caso de destino infeliz. Descrito como muito inteligente, com um QI de 5 mil, Alakazam é amaldiçoado com uma memória perfeita graças ao seu cérebro que nunca para de crescer. O fato faz com que ele tenha que usar seus poderes para sustentar a própria cabeça. Até mesmo seu corpo é movido por seus poderes graças a sua musculatura fraca, segundo Pokemon Emerald.

Ditto – O experimento

Ditto, uma massa de cor roxa/lilás é um caso diferente dos listados até agora pelo simples fato de não ser um ser natural, pelo menos segundo teorias e ideias não oficiais. O Pokemon teria suas origens em um projeto de clonagem do lendário Mew, ancestral de todos os Pokemons existentes.

A teoria diz que cientistas estariam tentando recriar Mew mas não tinham uma amostra de DNA completa. O processo de clonagem não pode ser completado com sucesso, resultando em uma bolha com cor semelhante a de Mew mas sem forma. Mesmo sendo uma falha, Ditto guarda similaridades com o Pokemon que deu origem a todos os outros, seja a sua cor, peso ou mesmo o fato de serem os únicos que podem aprender a habilidade Transformar naturalmente.

Ditto pode se transformar em em qualquer Pokemon que encontre e ainda por cima pode usar os poderes de quem está imitando, com exceção de alguns lendários. A habilidade é possível graças ao fato de Mew ter o DNA de todos os Pokemons que existem e Ditto ser um clone seu, mesmo que falho.

Lembrando que o origem descrita aqui é não oficial, sendo apenas uma teoria levantada por fãs, pelo menos segundo as pesquisas para a elaboração do artigo.

MewTwo – Quando a ciência vai longe de mais

Último integrante da lista de casos sombrios no universo Pokemon, MewTwo é descrito como um Pokemon feroz, criado por cientistas de forma artificial e por consequência, não é capaz de ter compaixão.

É parte do grupo de Pokemons psíquicos e tem impressionantes dois metros de altura, sendo bastante imponente e extremamente poderoso. Sua origem está associada ao processo de clonagem que originou Ditto mas, diferente deste, MewTwo é um clone perfeito, feito para ser mais poderoso do que o original.

Se MewTwo é um clone perfeito, por que é tão diferente do original ? A resposta novamente revela um lado ainda desconhecido do mundo de Pokemon. Lembra que foi mencionado que Ditto é um clone falho devido a uma amostra de DNA incompleta, pelo menos segundo teorias de fãs ? Para contornar essa falha de amostra, DNA humano foi usado para cobrir as lacunas faltantes na amostra. O resultado ? Um pokemon capaz de entender a fala humana e de se comunicar, com poderes extremos e incapaz de expressar compaixão.

Detalhes sobre sua criação são apresentados no primeiro filme animado da série, com direito ao início dos experimentos que deram origem ao Pokemon e explicando o motivo de sua raiva e desconfiança dos humanos. O filme tem uma pegada mais séria do que a série animada mas uma ótima recomendação.

pokemon mewtwo
MewTwo. Fonte pokemondb.net

Fontes

As informações usadas na redação do artigo foram retiradas dos seguintes sites:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *